/ Notícias / Em auxílio no combate à covid-19, professores do campus Colombo desenvolvem um projeto de purificação do ar

Em auxílio no combate à covid-19, professores do campus Colombo desenvolvem um projeto de purificação do ar

Publicado em

Purificadores de ar ainda em passam por teste de validação

Ao todo, foram desenvolvidos cinco purificadores de ar, com a proposta de desinfectar o ambiente por meio de luz UV-C germicida confinada. O objetivo é reduzir a concentração das particulas da covid-19. Os testes de validação ainda estão sendo realizados em parceria com o laboratório da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para verificar a eficiência do sistema. Após estudos e testes serão disponibilizadas quatro unidades em ambientes de circulação de pessoas no Município de Colombo.

“Estudos apontam que, com os devidos cuidados para não expor a luz UV-C aos olhos e a pele, equipamentos com esta tecnologia estão sendo utilizados com sucesso na limpeza de superfícies e purificação do ar”, – afirmou o prof. Marcos Dinís Lavarda, coordenador do projeto.

A montagem dos cinco protótipos foi realizada pelos professores de Informática do campus Colombo, Marcio Rodrigo Santos, Eduardo Liquio Takao e do coordenador Marcos Dinís Lavarda, contando com o financiamento da Chamada de enfrentamento ao COVID-19 – Ações IFPR, promovida pela PROEPPI, e com o apoio local pela doação das madeiras pela empresa Gelart.

Leia mais

IFPR Campus Colombo – Rua Antonio Chemin, 28, São Gabriel | Colombo – PR | CEP 8340-3515

Topo