Instituto Federal do Paraná Marca do IFPR I NS TIT U T O F EDER A L Paraná Campus Colombo
Início Notícias Professora do Campus Colombo participou do 25º Seminário Internacional de Ciências Criminais

Professora do Campus Colombo participou do 25º Seminário Internacional de Ciências Criminais

Publicado em

Professora do Campus Colombo participou do 25º Seminário Internacional de Ciências Criminais

O IBCCRIM promoveu entre os dias 27 e 30 de agosto o 25º Seminário Internacional de Ciências Criminais, o maior encontro da área na América Latina. Com o tema “As Ciências Criminais como resistência dos valores democráticos”, o evento foi realizado no Hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo, e reuniu pesquisadoras e pesquisadores, estudantes e profissionais do Brasil e de diversos países do mundo. Para participar do evento, o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) e o Instituto Avon organizaram um concurso “Mulheres negras ativistas do enfrentamento à violência de gênero”. Foram inscritas mulheres de todo país que atuam em movimento social ou integram organização ou instituição de defesa dos direitos da mulher e somente 10 mulheres foram contempladas com um patrocínio.

Na categoria nacional foram 4 mulheres, uma da região do Pará, Rio de Janeiro, Juazeiro- BA e do Paraná. O IFPR foi representado nesse evento com a professora parda Carine Rossane Piassetta Xavier foi a contemplada, devido a seu histórico pessoal, projetos de extensão, pesquisadora e histórico profissional. Atualmente a docente é coordenadora do Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar de Direitos Humanos (NIEPIDH), Núcleo de estudos Afro-brasileiro e Indígena do IFPR-Colombo e desenvolve produções cênicas sobre líderes femininas quilombolas. As premiadas puderam participar do 25º Seminário Internacional de Ciências Criminais realizado na última semana em São Paulo com todas as despesas custeadas pela organização.

Com o tema “As Ciências Criminais como resistência dos valores democráticos” o evento reuniu pesquisadores, estudantes e profissionais de todo país e do exterior realizando conferências e painéis com especialistas renomados da área. Segundo a professora, a participação no evento foi um momento de repertório para futuros projetos de parceria nacional e ações sobre o direito da mulher e do direito humano. Cita que a oportunidade de participar das palestras internacionais e painéis com grandes renomes mundiais sobre mulheres, queer, direitos humanos foi o diferencial. Encerra citando que o evento vai disponibilizar a entrevista em podcast, no site da IBCCRIM. E que foi uma honra representar o meu estado, as mulheres da minha vida, minhas ancestrais, as professoras do IFPR, líderes femininas quilombolas, as minhas alunas e meu grupo de estudo sobre direitos humanos. O lugar de fala é estar presente e se fazer presente em todos os lugares. Faça a diferença, fazendo.

Galeria de Fotos

Leia mais

IFPR Campus Colombo – Rua Antonio Chemin, 28, São Gabriel | Colombo – PR | CEP 8340-3515

Topo