Início Notícias Professor do IFPR – Colombo é premiado em Evento de Inovação internacional

Professor do IFPR – Colombo é premiado em Evento de Inovação internacional

No último dia 20, o professor Marcos Dinís Lavarda do Campus Colombo, representando a Agência de Inovação do IFPR (AGIF), foi premiado com o 1º lugar na Categoria Automação e Robótica da 10ª INNOVACITIES, evento internacional de Tecnologia e Inovação.

O projeto apresentado consiste-se em um robô para fins didáticos, buscando desmistificar a robótica e as novas tecnologias presentes em seu desenvolvimento, como impressão 3D, controle por aplicativo de celular e os mais diversos sensores presentes em projetos de automação.

Segundo o professor, “as novas tecnologias estão cada dia mais presentes no dia a dia das pessoas, sendo, porém, pouco conhecidas pela comunidade. Os kits de robótica são geralmente caros ou não vem acompanhados de materiais didáticos e documentação necessária, o que dificulta que as pessoas comuns aprendam em casa ou em oficinas com baixo orçamento”.

A próxima etapa do protótipo campeão será apresentá-lo a investidores e entidades patrocinadoras para ganhar escala de produção no desenvolvimento de um programa envolvendo a comunidade, apresentando o Robô em escolas e eventos a partir de projetos de extensão dentro do IFPR.