Comunicado – Campus Colombo

Muit@s tem perguntado sobre a continuidade das aulas no Campus Colombo diante do cenário de desabastecimento de combustíveis ocasionada pela greve dos caminhoneiros.

Fizemos o possível para manter as atividades normais, mas na sexta-feira passada (25/05) fomos obrigados a liberar @s alun@s às 14:10 horas, sob comentários de protestos com rumores de bloqueio total da Rodovia da Uva, gerando preocupações quanto a segurança e mobilidade d@s estudantes e servidor@s.

Servidor@s informaram na sexta-feira que teriam dificuldade de locomoção até o Campus Colombo a partir de segunda-feira, caso permanecesse a greve, e ela persiste.

Pais, Mães e Responsáveis aguardavam um posicionamento da direção do Campus quanto a manutenção das atividades pedagógicas, sendo que alguns já deixaram de enviar @s filh@s pelo clima de instabilidade e dificuldade de locomoção. O transporte público está funcionando com horários reduzidos e algumas Vans deixaram de oferecer o serviço por falta de combustível.

Muitos Campi do IFPR já suspenderam as aulas, alguns desde o dia 23/05, outros a partir do dia 28/05/2018, como foi o caso do Campus Curitiba. Recentemente a Reitoria emitiu parecer dando autonomia aos Campi para adotar as medidas mais adequadas à realidade de cada Campus.

Diante do contexto, movida pela instabilidade, segurança d@s estudantes e dificuldade de locomoção da comunidade acadêmica de forma geral, comunicamos a Suspensão das atividades letivas do Campus Colombo IFPR a partir de 28/05/2018 (a segunda-feira) por tempo indeterminado.

O retorno das atividades normais ocorrerá o mais rápido possível, e os dias em que as atividades pedagógicas ficarem suspensas deverão ser compensadas futuramente para não ferir a legislação vigente e não trazer prejuízo ao conteúdo didático programado conforme calendário escolar.

A Direção de Ensino e Direção Administrativa, bem como as demais Coordenações do Campus, poderão estabelecer junto à suas equipes de trabalho, formas alternativas para realização de atividades administrativas com o uso das tecnologias disponíveis.

Servidor@s que necessitem realizar atividades que não possam ser feitas à distância e nem suspensas sem prejuízo ao Campus, deverão mantê-las durante o período que for necessário à sua conclusão.

Solicito a tod@s que diariamente monitorem o e-mail institucional (servidor@s), o grupo do WhatsApp e página oficial do Campus Colombo, pois serão os meios utilizados para informar a respeito do reinício das atividades normais no Campus Colombo.

Agradeço a atenção de tod@s e coloco-me à disposição para qualquer esclarecimento adicional.

Att.

Prof. Ciro Bächtold