IFagroTech movimenta o campus Colombo – Campus Colombo

IFagroTech movimenta o campus Colombo

Na última quinta-feira, dia 22, o Campus Colombo promoveu o 1º IFagroTech – Workshop de Tecnologias Agroindustriais. O evento buscou aproximar a comunidade acadêmica e o produtor rural local, por meio de debates e workshops sobre Tecnologias Agroindustriais.

Organizado em dois períodos, manhã e tarde, o evento teve em sua primeira metade a cerimônia de abertura, realizada pelo Diretor do Campus IFPR Colombo, Ciro Bächtold que, na ocasião, discorreu sobre a motivação, proposta do evento, breve histórico do campus e projeções para o futuro. Discursaram na oportunidade,  Paulo Yamamoto, pró-reitor (PROPLAN), representando o magnífico reitor do IFPR, Odacir Antonio Zanatta, e, Marcelo Estevam, pró-reitor (PROEPPI), estiveram também presentes no evento Jociane França, Coordenadora de Políticas de Inovação (AGIF), Lívia Gonçalves, bolsista IFPR e Janaina Alessi Berto, da Secretaria de Agricultura do Município de Colombo.

Ainda pela parte da manhã, ocorreu a apresentação das demandas agroindustriais locais, um espaço de bate-papo e troca de informações entre a comunidade agricultora local e a comunidade acadêmica, participaram desse debate o Engenheiro Agrônomo, Raul Matias Cesar , e os agricultores locais, Aluizio Fiorese, Halina Robe Bianco, Jean Leandro Juliani, Maiko Strapasson, Marcelo Guimarães e Raul Matias Cesar, mediados pelos professores do campus, Richard Nagamato, Michele Rosset, Eduardo Takao, Marcos Lavarda, Ademir Prado, Elaine Arantes e Gustavo Bigetti.

No período da tarde ocorreram duas palestras, Eloy Popoliski Junior, gerente de T.I na Enne Consultoria Empresarial, discorreu sobre o tema “Negócios na era Digital”; na sequência, Keliane Bordin, Professora Auxiliar da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), palestrou sobre “Tecnologia aplicada a conservação de alimentos”, o evento teve em seu encerramento uma discussão com os convidados sobre os desafios para o desenvolvimento de soluções para o universo agro local.

Ao final do evento, o líder da comissão de organização, Prof. Dr. Eduardo Liquio Takao, destaca que “O IFAgroTECH é uma grande oportunidade de dialogarmos com os pequenos agricultores de Colombo e região, compreendermos suas dificuldades e proporcionar aos nossos alunos momentos de discussão a respeito das possíveis soluções.”