XVI Congresso Brasileiro de Informática em Saúde: Projeto de Alunos do Campus Colombo foi apresentado em Congresso – Campus Colombo

De 01 a 04 de outubro, a Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) realizou o XVI Congresso Brasileiro de Informática em Saúde (CBIS’2018) em Fortaleza- Ceará, cujo tema central foi Saúde Digital para a Cidadania. O CBIS é o mais tradicional congresso na área de Informática em Saúde da América Latina, realizado a cada dois anos desde sua primeira edição em 1986, ano também da criação da SBIS durante o próprio congresso.

O evento foi um grande sucesso, com mais de 550 inscritos, quase 300 trabalhos apresentados, com palestrantes nacionais e internacionais que discutiram os assuntos mais relevantes em Saúde Digital no Brasil e no mundo, tais como segurança da informação, big data, interoperabilidade e formação de recursos humanos.

O professor Ademir Luiz do Prado submeteu e apresentou no evento o trabalho “Um Protótipo de Mão Robótica Utilizando Plataforma Arduino”. O projeto tem como orientador o professor Richard Jojima Nagamato e como desenvolvedores os alunos do 3º. ano do Curso Técnico em Informática: Gustavo de Brito Gomes, Henrique Vieira da Costa, Pedro Augusto Strapasson e Vinicios Mendes de Moraes.

Conforme o relato do professor Ademir “Constatamos que os trabalhos apresentados no congresso foram principalmente dos resultados de trabalhos e pesquisas dos alunos de graduação, mestrado e doutorado das diversas universidades públicas e privadas; o que valoriza ainda mais o aceite para apresentação do nosso trabalho que foi desenvolvido por alunos do Ensino Médio”. O projeto começou em 2017 e pretende avançar projetando uma mão robótica utilizando impressora 3D para a prototipagem.

Parabenizamos nossos alunos e professores envolvidos no projeto!