Confira o que aconteceu na “Semana do Livro e da Biblioteca, Semana Cultural e Dia da Consciência Negra” – Campus Colombo

Entre os dias 16 e 20/11 aconteceu no Campus Colombo 3 eventos simultâneos a  “Semana do Livro e da Biblioteca, Semana Cultural e Dia da Consciência Negra”.

A programação foi bastante diversificada, tivemos um bate-papo com a booktuber Gisele Eberspächer, do canal “Vamos falar sobre livros?,  mediado pelos estudantes Caroline Car e João Miguel França, onde conversaram sobre a temática leitura e literatura.

Os estudantes do Curso de Téc. em Alimentos puderam conversar a psicóloga Érika Pessanha sobre “Diversidade e Educação Profissional: o que a Psicologia tem a ver com isso?”

A turma do Proeja em Agroindústria tiveram um Café literário com  a Prof. Mirele Jacomel onde foi realizada uma roda de leitura com a poesia “Operário em construção” de Vinicius de Moraes.

Também nos três turnos a bibliotecária Patrícia Teixeira  nos falou sobre “Os olhares de Lélia Gonzalez sobre o feminismo afrolatinoamericano”, onde discorreu sobre a militância, pensamento e vida de Lélia Gonzalez que foram marcadas por uma forte ação: a emancipação dos povos negros. Lélia Gonzalez atuou de modo a reinterpretar e “reconstruir a história do Brasil sob a ótica da mulher negra”. Combateu o racismo no Brasil por meio de seus textos, palestras, participação em programas de TV e rádio, entrevistas, ao evidenciar o mito da democracia racial. Além disso, foi uma intelectual a problematizar o racismo e sexismo na sociedade brasileira e em outros países, tendo como objeto de pesquisa a mulher negra.

Neste ano o “II Joinha de ouro”(festival de curtas do campus)  também fez parte da programação.  A proposta desta edição foi que os alunos conduzissem e executassem três produções de vídeo em língua inglesa ao longo de três bimestres: um lip sync em que deveriam dublar e fazer a performance de forma literal ou paródica de um vídeo-clip de um artista musical ou banda em inglês; um acoustic, em que deveriam realmente cantar e encenar com ajuda de playback ou instrumentos musicais; e um short film (curta-metragem) inspirando-se em roteiros já existentes, fazendo adaptações de cenas de seus filmes ou seriados favoritos ou mesmo criando seus próprios roteiros.

Ainda durante todo evento ocorreram atividades paralelas como: II Troca-troca de livros, II Mostra de artes, I Exposição fotográfica do NIEPIDH e Recreio Acústico.

Confira as fotos na nossa fanpage

Prêmio II Joinha de Ouro