Campus Colombo realiza I Semana de Meio Ambiente – Campus Colombo

Campus Colombo realiza I Semana de Meio Ambiente

Nos dias 7 e 8 de junho de 2017 o projeto Horta Escolar e Comunitária, em conjunto com a Direção e as Coordenações de cursos do IFPR Campus Colombo, promoveram a I Semana de Meio Ambiente do IFPR – Campus Colombo. O evento contou com discussões que versaram sobre diferentes aspectos da questão ambiental em suas mesas-redondas, que foram pensadas especialmente para cada um dos cursos técnicos presenciais oferecidos pelo Campus.

As atividades tiveram início com a mesa-redonda O papel dos catadores de materiais recicláveis na gestão de resíduos sólidos urbanos, mediada pelo professor Hugo L. Marandola. A mesa contou com a presença de Franciele Ortis, do Instituto Gea – Ética e Meio Ambiente, de Edna F. M. Martins, da Associação dos trabalhadores de Recicláveis de Colombo – RESOL, e da professora Magda Mascarello, do IFPR Campus Pinhais.

Edna e Franciele relataram suas experiências no Projeto Descarte Legal que objetiva incluir as cooperativas de catadores na cadeia da logística reversa de resíduos eletroeletrônicos. Neste projeto, os trabalhadores da RESOL foram capacitados no tratamento correto do resíduo eletroeletrônico, compreendendo desde o processo de desmontagem até a venda dos equipamentos para empresas especializadas. O projeto tem gerado uma maior segurança no trabalho dos catadores e um aumento do valor obtido pelos materiais. As empresas doadoras de eletroeletrônicos velhos conseguem reorganizar espaços antes ocupados por materiais descartáveis e toda a sociedade se beneficia com a mitigação do impacto ambiental fruto do descarte correto. Edna também pode falar sobre suas experiências desde a fundação da RESOL e da importância da organização dos catadores para seu reconhecimento profissional, garantia de direitos e aumento de renda.

A professora Magda discorreu sobre a importância de repensar e reduzir o consumo excessivo e por consequência a produção de lixo que tem grandes impactos sociais e ambientais, além de reforçar em sua fala o papel fundamental dos catadores na gestão dos resíduos sólidos.

Durante a noite, os estudantes do curso PROEJA em Agroindústria puderam debater com Marcelo Passos, presidente da Associação para o Desenvolvimento da Agroecologia – AOPA e membro da rede Ecovida de Agroecologia e com Ezequiel A. de Moura, professor do IFPR Campus Paranaguá atualmente lotado na Pró-reitoria de Ensino, que compuseram a mesa Experiências e práticas agroecológicas promovendo a conservação ambiental, mediada pela professora Ariane S. de Oliveira.

Marcelo relatou suas experiências como agricultor agroecológico e destacou a importância do resgate das técnicas agroecológicas num cenário de uso indiscriminado de agrotóxicos e insumos químicos na produção de commodities. O professor Ezequiel iniciou sua fala contrapondo os conceitos de Conservação e de Preservação da natureza, defendendo a importância do manejo humano para conservar a biodiversidade, que é uma das bases da agroecologia.

Na tarde do dia 8, a mesa Sustentabilidade e ativismo ambiental: discussões sobre a crise ambiental contemporânea encerrou a I Semana de Meio Ambiente. A atividade foi mediada pelo professor Julio Cesar G. da Silva e teve como palestrantes o ambientalista Luiz Felipe Bergmann e o professor Vagner Z. Berto, do IFPR Campus Colombo.

Luiz Felipe deu ênfase à crise civilizatória atual que tem como um dos seus resultados o aquecimento global e outras alterações ambientais. Os mais afetados pela crise socioambiental são as populações marginalizadas, pois estas têm menos recursos para lidar com eventos extremos. O professor Vagner fez um apanhado histórico sobre os conceitos de desenvolviment

o sustentável e sustentabilidade. Também comentou sobre as diferentes responsabilidades pela crise civilizatória, em que os países mais desenvolvidos, além de disseminarem a cultura do consumo e produção desenfreada, são os que mais pressionam os recursos naturais.

A I Semana de Meio Ambiente do IFPR Campus Colombo foi uma ação especial aos estudantes, funcionários e comunidade que proporcionou um momento oportuno para reflexões fundamentais e urgentes sobre o papel da sociedade na crise socioambiental.